Com R$ 69 bilhões de reais movimentados em 2016, o comércio eletrônico mostra que nada contra a corrente e cresce mesmo diante da crise financeira enfrentada pelo país. Os números deixam claro a importância da internet para o comércio. Então, se você está pensando em começar um negócio próprio ou quer aumentar as vendas da sua loja física, conheça os benefícios de abrir uma loja virtual.

Principais vantagens de uma loja virtual

Investimento baixo – Com uma loja virtual você não precisa alugar um ponto comercial, pagar salário para uma equipe grande para cumprir horário comercial, se preocupar com toda a burocracia e todos os impostos que uma loja física demanda. O investimento para inaugurar uma loja física é consideravelmente mais baixo. Você vai precisar registrar um domínio, criar site e redes sociais e montar o estoque inicial. Conforme o lucro entrar e o negócio crescer, aí você avalia a necessidade um estoque ou de um ponto físico, mas até lá o orçamento estará estabilizado e você não correrá riscos financeiros.

Maior alcance – Uma loja física vende para clientes que moram na região próxima ao estabelecimento, limitando o crescimento da empresa. Por outro lado, uma loja virtual rompe essa barreira geográfica e pode alcançar outros estados ou, até mesmo, outros países. Claro que é importante começar aos poucos, mas ter essa possibilidade de expansão é uma grande vantagem da loja virtual.

Disponibilidade – O mundo virtual permite que a sua loja fique aberta 24 horas por dia. Dessa forma, após o trabalho inicial de criação, você logo começa a lucrar até mesmo quando está em casa dormindo. Quem diria que podia ser tão fácil ganhar dinheiro dormindo, não é mesmo?

Baixo custo de manutenção – Além de economizar na inauguração, uma loja virtual sempre terá menos gastos fixos. Dessa forma, o lucro obtido certamente será maior se comparado a uma loja de formato semelhante, mas com estabelecimento físico.

Comodidade – Os clientes podem comprar os itens que precisam em qualquer lugar e horário, com tempo de sobra para escolher os melhores produtos e formas de pagamento. Mas não é apenas quem compra nas lojas virtuais que tem vantagens. Quem vende também tem diversos benefícios, podendo trabalhar sem sair de casa, atender clientes ainda de pijama e fazer o próprio horário.

Monitoramento – As vendas de uma loja virtual podem ser facilmente analisadas. Você pode analisar dados como horário de compra, forma de pagamento, local de moradia, e todas as preferências do consumidor. Isso permite que a sua empresa planeje os próximos passos de forma personalizada para o cliente, garantindo uma maior conversão.

Relação entre custo e benefício – E isso vale para tempo e dinheiro investidos. No começo você precisará de mais tempo do que dinheiro para abrir sua loja virtual do que precisaria com uma loja física. Por outro lado, conforme o seu negócio se estabiliza, você precisará trabalhar menos tempo e receberá mais lucros com sua loja virtual do que se houvesse optado por um estabelecimento físico.

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