O marketing digital consiste em todas as estratégias da empresa voltadas especialmente para o ambiente digital. É uma grande tendência, visto que vivemos em um mundo de pessoas muito conectadas, onde a internet ganha um espaço cada vez maior e mais importante. Pensando nisso, confira agora os sete motivos pelos quais a sua empresa deve marcar presença nas redes sociais:

1. Alcance: o Facebook, apenas uma das muitas redes sociais que existem, fechou o mês de janeiro de 2015 com 1,4 bilhão de usuários no mundo todo. Ou seja, independentemente de qual for o público-alvo da sua empresa, há uma boa chance de que uma camada expressiva dele esteja nas redes sociais.

2. Economia: divulgar seus produtos e serviços na internet, por meio das redes sociais, representa uma redução de custos significativa. Sai mais barato do que usar veículos de comunicação tradicionais, como televisão, por exemplo.

3. Engajamento do público: ao lançar campanhas criativas e diferentes nas redes sociais, a sua empresa pode entrar para o fenômeno chamado “viralização”. Os próprios internautas podem compartilhar tal campanha e se engajar na causa, na ideia de mostrá-la para todos os seus amigos. Isso faz com que mais pessoas conheçam a empresa e alimenta a relação com os clientes.

4. Termômetro: pelo retorno que o público dá nas redes sociais, é possível entender como ele enxerga a empresa e seus produtos com muito mais segurança de que aquilo é o certo. Em pesquisas formais, as pessoas podem se sentir induzidas a responder determinadas questões. Nas redes sociais, é tudo muito mais espontâneo.

5. Interatividade: essa já é uma característica da internet em si, que ganha muito mais evidência com as redes sociais. Nesse espaço, o público pode fazer suas críticas construtivas, sugerir, tirar suas dúvidas. Isso fortalece a marca, é saudável para a empresa.

6. Se tornar referência: aproveita as redes sociais para postar e compartilhar materiais ricos em conteúdo (marketing de conteúdo), sobre o seu segmento de atuação. Isso vai fazer com que a sua empresa se torne referência no ramo.

7. SEO: os buscadores estão dando cada vez mais importância para os links com redes sociais.